A SOCIEDADE RECREATIVA BOTAFOGO foi fundada no dia 15 de julho de 1959, e vem sendo desde então referência de clube no município.
Entre os associados que trabalharam e até hoje se dedicam a construir a trajetória deste clube já com meio século de fundação, surgem os ex-presidentes, que conduziram durante suas respectivas gestões, o clube com dinamismo e lealdade.
Esse breve relato sobre os ex-presidentes, serve também para destacar as dezenas de diretores e colaboradores, alguns até anônimos, que foram fundamentais para o complemento do sucesso de seus mandatos e realizações.
Foi no ano de 1956 onde tudo começou. O Botafogo surgiu como time de futebol com os "guris" da redondeza, que ao saírem do exército, resolveram criar um time de futebol. Seu primeiro nome foi Botafogo Futebol Clube. Neste período, Nilo Troian foi o presidente que teve como destaque a condução do time até o ano de 1957. Em meados do mesmo ano assumiu a presidência do Botafogo Futebol Clube o Sr. Luiz Fornasier. Nessa época o time de futebol reunia-se no Bar Meneguzzi, já não existente.
Em 1959, sentindo a necessidade de uma melhor estruturação, este grupo funda a Sociedade Recreativa Botafogo. O Sr. Luiz Fornasier que já vinha como presidente do time é eleito e passa a ser então o primeiro Presidente do Clube Botafogo, que juridicamente foi constituído como Sociedade Recreativa Botafogo.
A partir daí se revezam Alcides Ambrosi, Antônio Riboldi e Osório Ferri na presidência até 1964. Ambrosi e Ferri foram organizadores de vários bailes e churrascos de arrecadação de fundos para manutenção do clube.
Em 1965 assume Antônio Tansini como presidente onde permaneceu até 1967. Em sua gestão, conseguiu junto ao Poder Público Municipal, através do então vereador Lucindo Andreola a doação de um terreno localizado na rua 10 de novembro, que mais tarde foi vendido para que fosse adquirido o terreno onde situa-se a atual sede.
De 1967 a 1972 novamente foi presidente do Clube Botafogo, Luiz Fornasier, responsável pelo crescimento da Sociedade em todos os sentidos. Em sua gestão foi construída a primeira Sede Social própria, com salão de festas e canchas de bolão e bochas.
Gino Mazzocatto foi seu sucessor até 1973. Em sua gestão deu continuidade ao trabalho. Construiu a cancha de futebol de salão onde hoje existe o ginásio de esportes e conquistou pela primeira vez o título de campeão municipal de futebol.
Sucedeu-o o Sr. Aldino Troian em 1974 permanecendo no cargo até 1975. Durante sua gestão foi bi e tri-campeão municipal de futebol.
Em 1976 assumiu a presidência em seu primeiro mandato Belizário Fornasier, onde promoveu vários bailes projetando o clube socialmente.
Dando continuidade o Sr. Darvin João Geremia presidiu o clube em 1977, gestão em que foi adquirido o terreno da Sede Campestre. Esta ação proporcionou ao Clube a elevação de 300 para 1.500 associados.
De 1978 a 1980 presidiu a sociedade o Sr. Valdir Zadonai. Em sua gestão foi construído e inaugurado o conjunto de piscinas da Sede Campestre.
Em 1981 assumiu a presidência o Sr. Aostil Sartor, que permaneceu no comando por 5 anos. Neste período foi construída e inaugurada a atual Sede Social. Em 1986 ativou o restaurante do Clube, iniciou as obras do Ginásio de Esportes e reformulou os estatutos sociais. Narciso Massocco presidiu o Clube em 1988. Manteve a tradição do Botafogo nos esportes e na área social.
Nos anos de 1989 a 1990 foi presidente o Sr. Jandir Ozelame, neste período destacou-se a retomada das obras do Ginásio de Esportes.
De 1991 a 1996, o Sr. Aostil Sartor volta a presidir o Clube. Neste período destaca a inauguração do Ginásio de Esportes Luiz Fornasier, a transferência das canchas de bolão e bochas para o Ginásio de Esportes, a aquisição de mais uma área de terra junto à Sede Campestre, instalação do toboágua, criação do Departamento Artístico Gauchesco do Botafogo com a inauguração do CTG Herdeiros da Bombacha e é inaugurada a Boate.
Em 1997 e 1998 reassume em seu segundo mandato Belizário Fornasier que nesta gestão inaugurou o complexo da Piscina Térmica.
De 1999 a 2000 Aostil Sartor volta a presidir a Sociedade. Neste período dá início a novas obras e reformas.
De 2001 à 2002 preside a Sociedade o Sr. Jairo Alberici. Em sua gestão é inaugurada a sauna e novas dependências da Secretaria do Clube. Institui no calendário social o Jantar Italiano e cria no CTG as invernadas artísticas.
Em 2003 e 2004 mais uma vez Aostil Sartor preside a sociedade e faz melhorias na Sede Campestre, e neste mandato recebe o troféu "Guerreiro".
A gestão de 2005 e 2006 ficou a cargo de Nelson Trevisan, seguido por Gentil Santa Lucia de 2007 à 2010.
De 2011 a 2014 o clube foi dirigido pelo Sr. Jose Antonio Kerber.
A partir de 2015 até os dias atuais o clube vem sendo dirigido por Gentil Santa Lucia.