BOLÃO E BOCHAS

BOCHAS:O jogo de Bocha chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos, pois foi justamente na Itália, durante o auge do Império Romano, que este esporte, o “boccie”, se desenvolveu. Estados como Rio Grande do Sul e São Paulo, por receberem grandes concentrações desses imigrantes, foram os que primeiro desenvolveram o gosto por essa prática esportiva. No Clube Botafogo, a Bocha é praticada há cerca de 50 anos.

O JOGO:
Consiste em arremessar bochas (bolas) de madeira ou de resina sintética, sobre uma cancha de terra batida, saibro ou sintética. Numa disputa, entre duas pessoas, visa-se o lugar mais próximo ao bolim (pequena bocha), concorrido com arremessos de quatro bochas para cada jogador e a posterior contagem dos pontos. A jogada inicia com o arremesso do bolim pelo jogador que logrou mais pontos na partida anterior. Cabe-lhe, igualmente, o direito de arremessar a primeira bocha. Quando um está no ponto mais próximo do bolim, faz com que seu adversário jogue suas bochas até conseguir o ponto para si, ou seja, lugar mais próximo ao bolim.
Antigamente eram permitidas as lagarteadas, ou seja, arremessar a bocha com força rolando em vez de arremessa-la pelo ar. Atualmente as regras determinam distâncias específicas para as áreas a serem atingidas pelos bochaços.

BOLÃO:Praticado no Botafogo há cerca de 40 anos, o Bolão desde seu início no Clube foi destaque. Logo no primeiro ano, 1972, os bolonistas sagraram-se campeões vencendo adversários do Susfa e Ipiranga. Ainda na década de 70, atletas do Clube, homens e mulheres, participaram e venceram diversos campeonatos estaduais. O Bolão projetou o Botafogo no cenário esportivo em âmbito nacional, chegando em 1978 a ter um atleta, na equipe gaúcha que ganhou o campeonato brasileiro de Bolão Bola Pequena. No ano seguinte o mesmo atleta participou da equipe nacional no 1º Campeonato Mundial de Bolão Bola Pequena na cidade de Hagen, na Alemanha.
O Departamento de Bolão do Clube Botafogo tem mantido a tradição e participa de competições internas, regionais e estaduais. Em meio a derrubada de pinos, a contagem de pontos, o Bolão é um esporte que tem como principal objetivo proporcionar entretenimento, lazer e muita amizade aos participantes.

Contamos com quatro grupos femininos e quatro grupos masculinos,inscritos na Federação Gaúcha de Bolão.

Aceita-se novos atletas.

Departamento de Bolão Botafogo

Diretora: Fabiana Geremia Bucco

Tesoureiro: Sérgio Felini